segunda-feira, 12 de maio de 2014



Swāmi Satyānanda Saraswatī


A base do prāṇāyāma

Prāṇāyāma é uma prática muito difícil. Existem muitas variedades de prāṇāyāma, como nāḍī-śodhana, brāhmarī, kapālabhāti, bhastrikā, ujjāyī etc. Estes não são realmente prāṇāyāmas, são variações da prática. Nos textos do haṭha-yoga, claramente é indicado que a retenção da respiração é prāṇāyāma. A diferença entre inspiração e expiração é prāṇāyāma. Entre a inspiração e expiração há uma lacuna. Esse lapso pode ser de um segundo, dez segundos ou um minuto. Isto é chamado de retenção da respiração – kumbhaka. Isso é prāṇāyāma.

Quando eu uso a palavra prāṇāyāma, não quero dizer nāḍī-śodhana, bhastrikā ou brāhmarī. Estou falando apenas de retenção. Na prática do prāṇāyāma você deve ser capaz de reter a respiração, mas não é assim tão fácil. Portanto, a menos que você tenha preparado a base, yama e niyama não são tão importantes. Claro, as pessoas são religiosas, dessa forma elas acreditam que devem seguir um dogma. Toda religião tem seu próprio código de moral, mas você sabe como é difícil colocar isso em prática. Temos que ser honestos com nós mesmos, não é?

Então, a fim de se praticar prāṇāyāma com uma base adequada, tem-se de ser capaz de executar os bandhas. Prāṇāyāma sem os bandhas não tem nenhum significado. Primeiro você deve saber o que os bandhas são. Prāṇāyāma deve ser praticado com bandhas, em uma postura meditativa adequada e executando a mudrā apropriada. Śāṃbhavī-mudrā (foco no centro entre as sobrancelhas) ou nasikagra-mudrā (foco na ponta do nariz) deve ser executada.

A combinação da mudrā, bandha, prāṇāyāma e āsana irá ajudá-lo a conquistar a mente. Aquele que conquistar o prāṇa conquistará a mente. E de acordo com o haṭha-yoga, é mais fácil conquistar o prāṇa primeiro e depois a mente.

A unidade por trás da diversidade

Então, essa é a forma como o haṭha-yoga é introduzido. O guru instrui seu discípulo na prática do haṭha-yoga, lhe ensina sobre a śakti universal, da qual a śakti individual é um aspecto. Em certo momento da experiência, o discípulo quebra as barreiras da mente limitada. Quando as barreiras são quebradas, então a śakti dele se funde com a śakti universal.

A mente inferior, que não é verdadeira, se torna una com a mente cósmica. Afinal, a śakti é apenas uma. Por conta de nossa ignorância, percebemos a nós mesmos como diferentes e essa percepção equivocada tem de ser descartada. Eu não sou eu e você não é você. Nós somos um. Mesmo nossos corpos não são diferentes. Tudo é um, mas tentamos perceber isso de um ponto de vista limitado. Essa experiência nascerá quando percebemos que a diversidade não existe, apenas a unidade é real.

O real propósito do haṭha-yoga

Nos últimos quarenta ou cinquenta anos o haṭha-yoga tem sido aceito como uma ciência terapêutica em todo o mundo e muitos estudos científicos têm sido realizados nessa área. Hoje nós ensinamos haṭha-yoga para as pessoas porque é uma necessidade geral. O homem tornou-se doente e a ciência médica não está sendo capaz de enfrentar o desafio. O haṭha-yoga, no entanto, tem ajudado a todos. Então, nós não queremos desencorajar este aspecto, mas ao mesmo tempo não devemos esquecer o que o haṭha-yoga realmente representa.

Por trás de cada homem doente, há um homem espiritual. Por trás de um diabético, há um yogī. Por trás de um homem que sofre de depressão, há um aspirante. Quando um paciente chega pedindo ajuda, ensinar-lhe Yoga é fazer dele uma pessoa melhor. Trate sua doença, mas por favor, não pare por aí. Leve-o para o domínio espiritual da vida.

Este é o erro que a maioria dos professores de Yoga têm praticado, particularmente no Ocidente. Eles apenas recebem pacientes com artrite, reumatismo ou insônia e ensinam-lhe alguns exercícios. O haṭha-yoga não está sendo utilizado para tratar a totalidade da personalidade. É por isso que os professores de Yoga não estão sendo capazes de elevar o nível de seus alunos. Só para melhorar a saúde física não é o suficiente. A saúde mental também deve melhorar. A natureza tem de mudar. A personalidade tem de mudar. O psicológico e o quadro psíquico devem mudar. Você não deve apenas se sentir livre das doenças, mas livre da escravidão e dos caprichos da mente. Agora, chegou o momento que os professores em todas as partes do mundo devem compreender e transmitir o verdadeiro espírito do haṭha-yoga.


Tradução livre de Fernando Liguori.

0 comentários:

Postar um comentário