sábado, 21 de junho de 2014



Fernando Liguori


Texto extraído da apostila do curso «Oficina de Meditação», edição 2011, ministrado pelo Instituto Kaula.


Na lição anterior (apostila III, p.46) nós descrevemos bahir-trāṭaka (fixação externa) na chama da vela seguida por antar-trāṭaka (fixação interna) na pós-imagem da chama. A técnica que delineamos a seguir é uma forma mais avançada daquela descrita no módulo III. Ela envolve duas técnicas extras que dão mais poder a prática, induzindo a paz, a tranqüilidade e o unidirecionamento da mente.

Trāṭaka: estágio 2

Se você praticou o estágio 1 de trāṭaka por algum tempo e já adquiriu proficiência na técnica, prossiga ao estágio 2. O mais importante é que você deve ser capaz de fixar seu olhar para um objeto externo sem piscar os olhos por algum tempo. Se você tem dificuldade em manter os olhos abertos no período da fixação ocular, então é melhor que permaneça no estágio 1 até que adquira proficiência na prática. Ainda, se você não consegue ver nenhuma pós-imagem quando fechar os olhos, continue no estágio 1. Mas não se alarme com isso. A visão da pós-imagem é algo que leva tempo para ser conquistada. Além do mais, em algum estágio da prática você irá começar a discernir a pós-imagem. No início ela será bem tênue, mas gradualmente, no período de dias ou semanas, ela se tornará bem clara.

Detalhes gerais

Para mais informações sobre a escolha de um objeto ou veículo para consciência, posição do objeto em relação à postura sentada e sobre qual a postura assumir, veja a lição sobre trāṭaka no módulo III.

Técnica
Da mesma maneira como na prática anterior, nós escolhemos a fixação ocular na chama da vela para execução de trāṭaka (estágio 2) como um veículo para consciência.
A prática que se segue possui quatro estágios a serem executados.
Estágio 1: preparação
Assuma uma postura meditativa.
Sente-se confortavelmente.
Ajuste seu corpo e remova o desconforto para que você não precise se mexer ou se ajustar durante toda a prática. É melhor que faça os ajustes necessários agora para que assuma uma postura firme e imóvel durante a execução da técnica.
Feche os olhos.
Pratique kāya-sthairyam por alguns minutos (pausa).
Esteja completamente consciente de seu corpo.
Tome a resolução de que não irá movimentar seu corpo durante toda a prática.
Estágio 2: fixação ocular externa
Abra seus olhos.
Olhe diretamente para a ponta do pavio, no centro da chama da vela.
Não pisque ou movimente os olhos.
Seja completamente absorvido pela chama da vela.
Consciência total na chama da vela, na ponta do pavio.
Se sua consciência é perturbada por pensamentos externos, deixe que eles surjam, mas esteja consciente deles e lembre-se de que está praticando trāṭaka.
Desta maneira, mantenha sua consciência completamente direcionada para ponta do pavio, o centro da chama da vela (pausa).
Estágio 3: consciência respiratória
Execute ujjāyī-prāṇāyāma e khecarī-mudrā.
Mantenha consciência total no fluxo natural de sua respiração e na ponta do pavio, o centro da chama da vela.
Você terá de visualizar agora:
Quando inspirar, visualize que o ar está vindo da chama da vela até o centro entre as sobrancelhas, o bhrūmadhya, diretamente para parte de trás da cabeça, através do tubo psíquico do ājñā-cakra.
Quando expirar, visualize que o ar sai da parte de trás da cabeça, percorre o tubo psíquico do ājñā-cakra, atravessa o centro entre as sobrancelhas e retorna até a chama da vela.
Esteja atento ao som de sua respiração.
Você terá de dividir sua consciência de tal maneira que ela permaneça na chama da vela e no movimento da respiração.
Os olhos não devem tremeluzir.
Continue neste processo, inspirando e expirando. Sinta, visualize o ar se movendo para dentro e para fora, desde a chama da vela, perpassando o centro entre as sobrancelhas, atravessando o tubo psíquico do ājñā-cakra até a parte de trás da cabeça e vice-versa.
Durante todo este processo, esteja consciente da chama da vela, do processo da respiração e seu som.
Eventualmente, se você praticar com intensidade e consciência, notará que o ar se move naturalmente ao longo do tubo psíquico do ājñā-cakra que agora se estende da chama da vela a parte de trás da cabeça.
Estágio 4: fixação ocular interna
Feche os olhos. Consciência total na pós-imagem.
Mantenha ujjāyī-prāṇāyāma e khecarī-mudrā durante toda a prática.
Observe a imagem interna da mesma maneira que fixava seu olhar na chama da vela.
Esteja consciente da pós-imagem da chama da vela e de sua respiração.
Se a imagem não é clara, não se preocupe. Apenas esteja consciente da que pode estar vendo.
Na medida em que inspira, sinta o ar fluindo para trás desde a pós-imagem da chama na frente de seus olhos fechados até a parte de trás da cabeça.
Sinta o ar sendo sugado de trás para frente.
Na medida em que expirar, visualize o ar sendo empurrado para frente até os seus olhos fechados (pausa).
Inspire e puxe a pós-imagem e o ar para trás.
Expire e empurre a pós-imagem e o ar para frente.
Consciência total na pós-imagem e na respiração (pausa).
Por estar praticando ujjāyī-prāṇāyāma, você deve estar consciente de um som contínuo que emerge da região de sua garganta. Esteja consciente deste som e o integre ao movimento de sua respiração desde o centro entre as sobrancelhas até a parte de trás da cabeça e vice versa. Visualize que o som emerge na medida em que a respiração se movimenta dento do tubo psíquico do ājñā-cakra.
Mantenha consciência total na prática e continue até que a pós-imagem se torne vaga ou desapareça (pausa).

Abra os olhos e repita o estágio 2 por alguns minutos, sem piscar os olhos. Se você estiver praticando de maneira contínua a consciência respiratória, inicie do estágio 3.
Repita todo o processo do estágio 3 por algum tempo e então prossiga ao estágio 4.
No fim da prática mantenha os olhos fechados e apenas observe a tela negra (cidākāśa) na frente de seus olhos fechados. Mantenha-se como uma testemunha de qualquer pensamento ou visão psíquica que possa surgir.
Então abra os olhos e apague a vela.

Divisão da prática

Na medida em que você estiver proficiente em antar-trāṭaka, a prática produzirá mais benefícios. Em outras palavras, se você consegue manter facilmente uma imagem interna bem clara, reduza ou elimine bahir-trāṭaka. Mas se não consegue ver uma pós-imagem clara, aumente a duração de bahir-trāṭaka.

O número de ciclos ou repetições dependerá inteiramente de sua habilidade em manter uma pós-imagem clara. Os mais experientes precisarão apenas de um ciclo, pois eles conseguem manter uma pós-imagem clara durante toda a prática. Os iniciantes, por outro lado, precisarão fazer várias repetições, de acordo com sua proficiência e a duração da prática.

Consciência

Na medida do possível, sempre mantenha sua consciência na chama da vela, no movimento da respiração e no som que ela produz, dependendo do estágio praticado.

Mais detalhes

Para mais informações e os benefícios da prática, bem como precauções ou problemas na conquista da técnica, aconselhamos o estudo da última lição de trāṭaka (apostila III, p. 46).


0 comentários:

Postar um comentário